Grandes nomes da Psicologia

Piaget (1896/1980)


BIOGRAFIA

 Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Formou-se cedo em biologia na Universidade de Neuchâtel, e aos 23 anos mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança. Por volta de 1873 acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de “ajustamento progressivo do saber”. Morreu em 1980, em Genebra, Suíça.



ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO

 O grande trabalho de Piaget foi estabelecer as etapas do desenvolvimento a partir do surgimento de novas qualidades do pensamento, o qual, por sua vez, interfere no desenvolvimento como um todo.
  Em seus estudos, Piaget deixou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica.Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.

  A assimilação consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criança que tem a idéia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido.Já a acomodação se refere às modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito geral de ave para incluir as que não voam.


ESTÁGIOS DO DESNVOLVIMENTO

  Piaget, através de observar o desenvolvimento de seus filhos, definiu quatro períodos básicos do nível de desenvolvimento da criança.

Período Sensório Motor (desde que nasce até os 2 anos de idade)
Inicia-se com uma vida mental reduzida aos reflexos e aos instintos, os quais também vão se aperfeiçoando com o passar do tempo. A partir daí, a criança vai adquirindo cada vez mais autonomia motora e sensitiva: por volta dos 5 meses, já consegue coordenar os movimentos das mãos e pegar objetos. Nesta fase, o crescimento orgânico acelerado é o suporte para o surgimento das novas habilidades. Ao final dos 2 anos a criança já se locomove, reconhece as pessoas, demonstra e reconhece os afetos, e algumas já conseguem esboçar as primeiras palavras.

Período Pré-Operatório (dos 2 aos 7 anos)
É marcado pelo aparecimento da linguagem, o que acelera a comunicação e faz surgir o pensamento. Este é o período em que os pais observam seus filhos inventando diálogos com seus brinquedos, criando amigos imaginários. O final dessa fase é a famosa fase dos “porquês”, quando o pensamento começa a se adaptar ao real e a criança precisa de explicações.


Período das Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos)
Nesta fase a criança é capaz de realizar uma operação física com um objetivo e revertê-la ao seu início. Por exemplo: se em meio a um jogo descobre que ocorreu um erro, é capaz de desmanchá-lo e refazer a partir de onde errou. Vale lembrar que ainda não há a capacidade de abstração. Por exemplo: se lhes é pedida uma definição de um conceito abstrato como Deus, elas tendem a responder com a figura de um santo. Nesta fase, são capazes ainda de trabalhar com idéias a partir de dois pontos de vista diferentes, de estabelecer relações de causa e efeito e de adquirir o conceito de número.

Período das Operações Formais (dos 11 anos em diante)
Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento abstrato, e desenvolve-se a capacidade de generalização própria do pensamento adulto. Já são capazes de lidar com conceitos como justiça e liberdade, de criar teorias a respeito do mundo e têm a tendência a ler a realidade de acordo com seus próprios sistemas de interpretação.